30 novembro 2007

Peluche Mohammed e a esquerda


Não temem falar de Bush, da America, do cinema "imperialista", do Iraque, dos crimes de Guantanamo, da "decadência", da CIA, dos compromissos judeus, da Palestina.

Mas não falam da ditadura sul americana de Chávez, de Morales, de Pequim, de Putin, do Al-Qaedistão.
Não se ergue uma vozinha ténue de esquerda para o peluche Mohammed?

29 novembro 2007

Rally das Tascas

Os candidatos a gente inteligente e dirigente do nosso querido país, também designados irónicamente por estudantes, inventaram agora esta magnífica forma de entretenimento que consiste em percorrer vários locais onde competem para ver quem bebe mais.

Nada disto seria grave, mais coma alcoólico menos coma alcoólico, mais quedas e traumatismos cranianos menos quedas, se não fosse apenas mais um dos vários pretextos para nada fazer. A "semana académica", a "escola aberta", a "queima das fitas" e várias outras invenções fazem com que a semana "estudantil" termine á 5ª feira, tendo começado relutantemente à 3ª, e apresente semanas de intervalo regularmente.

O desemprego dos licenciados, crescente, e o descrédito de muitas escolas superiores, só aparentemente nada tem a ver com isto.

Mas tem. Tasca rima com rasca.

A vida no novo Aeroporto de Lisboa

Obrigado por me deixarem entrar na discussão inteligente que grassa nos jornais sobre o novo aeroporto de Lisboa, que não será em Lisboa.

Deixo aqui uma imagem antecipando o que será, seja onde fôr, o dia a dia dessa grandiosa obra que todos ansiamos, mesmo que nessa altura sejamos velhos de bengala e assistamos no nosso lar de repouso a estas imagens em directo no nosso Ipod Touch Phone.

23 novembro 2007

Time Vanquished by Love, Venus and Hope

(Simon Vouet: 1645)
Já te disse um dia e volto a dizer: deve passear-se os museus sozinho. A diferença para o metro ou o autocarro é que, mesmo não ligando aos outros que andam por ali, andamos por prazer. No metro é um tiro de um lado para outro, no museu é uma errância desejada e inspirada por uma paragem em frente a algo, novo ou já reconhecido.

O quadro fala para ti, se lhe perguntares alguma coisa. Ou devolve-te o olhar indiferente.

Deve fazer-se assim: primeiro com as mãos nos bolsos, com um passo regular. Depois com um passo hesitante, paragens e rodeios à volta de um quadro. Depois põem-se as mãos atrás das costas, com um folheto agarrado numa delas, e aí sim começa o prazer da visita.
A inspiração começa a ser irregular, pode mesmo haver uma sensação de dor no coração, mas deve lutar-se contra a insidiosa ideia de uma tristeza maior que o nosso mundo.

La Maja Desnuda




22 novembro 2007

El fusilamiento de Torrijos y sus compañeros en la playa de Málaga

Antonio Gisbert (1835 - 1902)

A nova ala do Prado é um novo museu. O Prado antigo continua escuro como as salas e as pinturas de Goya.

20 novembro 2007

300 esperavam Chávez

Não os espartanos com adagas, por eventualmente fazerem parte da "contra-revolução", mas os apoiantes portugueses, orfãos de Lenine, Marx e outros maltratados pela história.
Zeca Afonso foi cantado, e não foi para ali chamado, mas o choque é ouvir os anti-fascistas (mas não anti-Chávez) rejubilar pelo estreitamento das relações com a Venezuela da "liberdade".
Traduzido, o "estreitamento" significa os acordos Galp - Petroleos da Venezuela, coisa que, se indagados, os apoiantes decerto renegariam ...

Esta orfandade, esta ausência de independência crítica, terminará quando a geração que era jovem em Abril de 74 morrer, mas até lá está a fazer com que se extinga da forma mais indigna.

Do Paseo de la Castellana ao Paseo del Prado



Tomado por las aguas !

19 novembro 2007

A verdade sobre a existência do céu


revela a fotografia,
a que deixa a lama
e faz de um dia o último dia
não ligues, é só um fotograma

mas e se depois, tudo arrumado,
aparece um novo ser desejado?

Sem piedade


Ingredientes:
2 perdizes gordas
sal, pimenta,1 copo grande de vinho branco,1 folha de louro,1 ramo de salsa, 125 g de toucinho,2 cenouras,2 cebolas
Preparação:
Limpe as perdizes, lave e enxugue.Tempere com sal, pimenta, vinho branco, louro e salsa.Deixe tomar gosto durante 3 horas.
Frite-as em lume médio até alourarem por igual. Junte as cebolas descascadas e cortadas em quartos e o colorau.Refogue um pouco e, gradualmente, adicione o vinho da marinada e pequenas porções de caldo de galinha.
Pecado máximo: acompanhe com batatas fritas.
Observações horrendas:
à semelhança do faisão, não se deve cozinhar a perdiz logo depois de morta.
Deve ficar exposta ao ar durante 5 ou 6 dias; a isto chama-se mortificar !

18 novembro 2007

Donne di pietra

Un giorno dopo l’altro
il tempo se ne va.
Le strade sempre uguali,
le stesse case.
Un giorno dopo l’altro
e tutto è come prima.

15 novembro 2007

All I Do

The Bernini affair


Gian Lorenzo,

I declare you guilty of transforming stone into hands into man into small gods and misleading us: I am made of stone not your Daphne

The eyes of a ghost woman


E se afinal fosse mesmo este sonho, o sonho de quem está no sonho?

Naquele sonho de ontem, um thriller de 2 segundos, o único em que a imagem pára, a imagem desse ser irreconhecível, a imagem sonhada, mas bem conhecido na identificação mental com ela. Perde-se num sonho quase tudo o que é preciso voltar a encontrar alguns segundos depois.

Assim, a acção é irrelevante, no momento de acordar é esquecida e ficam aqueles 2 segundos: alguém (ela) pára e pergunta com o olhar, interrompendo o que estava a dizer: o que se passa? e eu falo e digo: porque paraste?

E acordo.



12 novembro 2007

V8 (I)


Éramos cinco nesse carro. A lubrificação perfeita do V8 é como uma pre-embriaguez, não fica nada para trás, nada para desejar a não ser continuar a ouvir aquela voz rouca e avançar sempre.

Parece-me agora uma perda de tempo, as horas que alguem leva a chegar a um ponto a 300km de distância. parece-me agora que não me vesti com decência, ou talvez com moderação, enquanto L., de cara absolutamente lívida e de sorriso a roçar o impudor, me despedaçava com um esgar.

Tentei falar com R. ainda antes da curva, muito antes de saber que R. era afinal o que nos levava ali para reunir a hostilidade que o tolhia, na casa de férias, na cama com M, e sei lá onde mais.

M. jogava nessa deslocação a pequena fortuna que conseguira em 2 meses de fornicação desesperada com R., não que a ela repugnassem cavalos ou maseratis, mas era o trejeito do lábio de R, a elevação anormal da testa e acima de tudo o ódio ao Presidente. M. olhou para mim, sentada ao lado de R., tocou-me, e sem desviar o olhar puxou o travão de mão.

09 novembro 2007

Uma verdade ainda mais inconveniente ou como Gore partilha o Nobel fazendo figura de Urso

A projectada no espaço sideral "verdade inconveniente" é uma propaganda oportunista e contrasta com as outras verdades ainda mais inconvenientes: a malta do Nobel defendeu-se atribuindo o dito da "paz" ao forum que debate seriamente as alterações climáticas,United Nations Climate Change Panel (IPCC) e a Gore, que mete medo às criancinhas com o Urso Polar.
(ler no link do título e aqui)

Alterações climáticas


08 novembro 2007

You can´t always get what you want, but if you try sometimes, well, you might find you get what you need


Doce Novembro, opinião pública


A sua vida está por um fio?


Hoje de manhã levantou-se, parecia um asterisco, tinha uma borbulha a mais no canto da boca, embirrou com a fotografia de quando era um miudo e o seu pai, com a mão no ombro, olhava embevecido o jeep ?


Hoje de manhã lembrou-se das dívidas ao banco, do leasing, da casa a mais, lembrou-se ?


Hoje de manhã não conseguiu levantar os pesos do exercício matinal, ligou a televisão e viu os mesmos pesadelos de sempre, o formidável Santana, o formidável Meneses, o formidável assunto dos postos de saúde que encerram e a entrevista com um formidável e fascinado médico de especialidade psico qualquer coisa?


Hoje de manhã ficou a saber tudo sobre o calo e a dor muscular de um uruguaio que joga no clube da sua devoção?


E hoje de manhã achou que um dia de sol quente em Novembro estava deslocado do normal?


Que esperas tu, desolado, se andas ao ritmo da "opinião pública" (aquela coisa que faz o portuguese parecer ser um deslocado da Gâmbia enfiado num barco no mediterrâneo, depois de miraculosamente ter dobrado os Cabos todos) ?


Que esperas tu, desligado, se olhas para o Hugo Chávez como a luz do fundo do m-l ?


Que esperas tu, iludido, se achas que vais apontar uma arma a um jornal?


Sim, está doente e vai acabar depressa.


Podes dizer-me como está a meteorologia no meio do Atlântico ? encontramo-nos lá, debaixo e acima do azul.