24 novembro 2005

O Grande Baile na Conservatória do Registo Predial

M.A. vestiu a criança de 2 anos com a nova armadura de inverno, chamou H. e desceram para aTransit fria e com cheiro de carne entranhada, deixando os desejos em casa e levando as suas esperanças de uma nova casa, contra toda a chuva e desânimo de uma manhã de Novembro

V. tirou a senha de um golpe. Nove da manhã e mais 23 minutos, atirou o cheiro do Boss de rojo pelo balcão de madeira escura e gasta e voltou para a rua.

L. voltou ali pela terceira vez, agarrado ao kispo velho e molhado, com o cabelo branco penteado para trás, sem lavagem aparente há vários dias, sobraçando pasta escura de onde saiam imaculados e envergonhados papéis.

Duas horas depois falavam os três deste encontro improvável numa sala minuscula com 8 cadeiras, um balcão, 2 funcionários atentos e preocupados, mal vestidos e mal pagos, rodeados de dossiers caídos, prateleiras improvisadas, 30 pessoas pela rua em espera balbuciada, resmungada e resignada.

Os papéis acumulavam-se pelo balcão, as explicações mal humoradas atiradas ao ar entre o silêncio dos inocentes, de cabeça baixa, faziam os circunstantes temer o pior: esqueci-me de algum papel?

Num canto, uma caixa: "Deixe aqui Ideias e Sugestões".

F. olhou e não teve vontade de rir: pegou na agenda, rasgou uma folha e escreveu:

Gostava que pusessem uma colunas lá fora e cá dentro para se poder dançar enquanto esperamos pela certidão

6 comentários:

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

belo. oh poeta. já te disse que li "Para não dizer nada" a um velho amigo, perguntando quem o teria escrito e que ele respondeu: "podia ser Pessoa" !!

e olha que ele é quite sábio

jp(JoanaPestana) disse...

As colunas lá fora... eu levo comigo sempre o rádio a pilhas, mais que não seja sempre me entretenho a trocá-las
;-)

K. disse...

A dança dos papeis... :)

Carlos Azevedo disse...

MRF, já devias saber que os nomes também mandam. E o marketing. Mas fico espantado com a comparação, e vaidoso, não e? Bom... :))

JP, então e o IPOD? Pode, não pode ?

KTRP,
aquilo precisa lá de uns consultores ...:)

K. disse...

:P

Já tenho trabalho de sobra aqui pelo Norte! ;)

jp(JoanaPestana) disse...

(I)PODe, agora recente, que dantes não havia.